O papel do Brasil como fornecedor global de milho

O papel do Brasil como fornecedor global de milho

Crescimento e sustentabilidade são palavras que representam o Brasil quando o assunto é o milho e o cenário segue extremamente favorável ao nosso país, com ótimas perspectivas para o futuro. Confira abaixo qual deve ser o papel do Brasil como fornecedor global de milho cereal e algumas projeções que animam produtores e todo o ecossistema do mercado.

Brasil se consolida como segundo maior exportador de milho do mundo

218,5% de crescimento. Essa foi a porcentagem de crescimento das exportações brasileiras entre 2010 e 2020. Convertendo para toneladas, chegamos a mais de 23 milhões em exportação. Como falamos em outro artigo aqui do blog, o Brasil é gigante em exportação de milho!

Brasil-fornecedor-global-milho-2

As projeções da Embrapa são otimistas, com o Brasil superando os EUA e se tornando o maior exportador de grãos do mundo, nos próximos 5 anos.

O milho brasileiro abastece diversos países no mundo. Veja quais

O Brasil produz 10% de todo o milho do mundo e segue se consolidando como um fornecedor global de milho. Se as exportações brasileiras estão em alta, muito se deve a alguns países que são abastecidos com o nosso milho para os mais diversos usos, sendo os mais comuns:

  • Alimentação
  • Bebidas
  • Cosméticos
  • Combustível
  • Ração animal
  • Sementes

Confira abaixo quais são os principais destinos do milho brasileiro quando exportado:

Brasil-fornecedor-global-milho-4

Passado, presente e futuro, e uma coisa em comum: o crescimento do Brasil como fornecedor mundial de milho

“Fez a cama, agora deita”. O ditado popular que já ouvimos muitas vezes dos nossos pais e avós se aplica perfeitamente ao Brasil quando o assunto é a produção e exportação do milho.

Na última década, a produção de milho cresceu consideravelmente, chegando ao expressivo número de 23 milhões de toneladas. Entre 2009/2010 e 2019/2020, o Brasil aumentou em 206% o volume exportado de milho.

Atualmente, o milho é o segundo grão mais produzido no Brasil e tem ótimas projeções para a próxima década: conforme dados do Ministério da Agricultura, a produção deve apresentar um crescimento de 21% até a safra 2029/2030.

Brasil-fornecedor-global-milho-3

Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo

Os números da produção de milho brasileira realmente são impressionantes e colocaram o Brasil no pódio de maiores produtores mundiais. Os Estados Unidos ocupam a primeira posição, seguidos pela China na segunda. Já a produção brasileira ocupa a terceira posição.

Seria otimismo imaginar o Brasil como maior produtor mundial de milho nas próximas décadas? Confira mais informações sobre a cadeia do milho aqui no Somos Milhões e siga a Nidera no Instagram.

Fontes

USDA E OCDE/FAO. * Estimativas do USDA, atualizado em 09/02/2021.

Markestrat com base em MAPA.

Markestrat com base em SECEX e MAPA.

Canal Rural; Canal Rural

Deixe um comentário