Cadeia do milho em abril e o que esperar para o mês de maio

Cadeia do milho em abril e o que esperar para o mês de maio

O mês de abril foi determinante para a evolução da cadeia de milho no Brasil e no mundo. Alguns fatos marcaram o mês e vamos trazer essas informações no artigo de hoje, com os principais acontecimentos da cadeia do milho em abril e o que o produtor pode esperar para o mês de maio.

EUA devem plantar mais soja do que milho, segundo relatório do USDA

As últimas estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam que os produtores estadunidenses devem plantar mais soja do que milho neste ano. Isso pode ser benéfico para os produtores brasileiros de milho, que devem ganhar mais share nas exportações, além de fortalecer uma relação entre os preços de soja e milho para níveis mais baixos.

milho perde espaço nos EUA em 2022 e a soja deve ser o grão mais plantado no país

Condições climáticas elevam estimativas da safra brasileira de milho

Estimativa da Conab prevê que o Brasil deve colher um volume recorde nesta safra atual, devido ao bom desenvolvimento das lavouras, maior área semeada e ao aproveitamento da janela de plantio.

A melhora nas condições climáticas, somada com as chuvas no final do mês de março gerou impacto bastante positivo nas lavouras de milho brasileiras. 

cadeia global de milho é influenciada pelas boas condições climáticas no mês de abril

Conflito entre Rússia e Ucrânia impacta a cadeia do milho mundial

A tensão causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia segue impactando o mundo, especialmente a cadeia do milho. O preço da saca já atingiu valores bastante elevados e a baixa oferta de fertilizantes oriundos da Europa já começa a ser sentida aqui no Brasil, obrigando os produtores a procurarem alternativas para suas lavouras, como os fertilizantes de ação fisiológica.

4 pontos de atenção da cadeia de milho no mês de maio

Preparamos 4 pontos de acompanhamento da cadeia do milho em maio. Confira a seguir:

  • Desenvolvimento das lavouras de milho 2ª safra no Brasil: as condições das lavouras estão boas, graças a antecipação do plantio neste ano e a boa distribuição de chuvas.
  • Plantio de milho e outros grãos nos EUA: a área de milho nos EUA deve cair neste ciclo, com os produtores priorizando o plantio de soja e a retomada da cultura de trigo.
  • Disponibilidade de fertilizantes: mesmo sendo uma preocupação para o setor, a Rússia segue enviando navios com fertilizantes para o país, fazendo com que a falta do produto seja pontual de algumas formulações. O sinal de alerta está nos preços, que estão custando 2,5x mais que em abril de 2021.
  • Exportações brasileiras de milho: embarques caíram em abril, característica comum de entressafra. A tendência é que volte a crescer nos próximos meses, já que o maior volume de milho é colhido após julho/agosto.

Nesse artigo, reunimos o que aconteceu de mais relevante na cadeia de milho em Abril. Continue aqui no blog para acompanhar outras informações sobre o cereal. Além disso, você pode seguir a nossa página no Instagram para ter acesso a outros conteúdos sobre a marca especialista em sementes.

Fonte

Prof. Marcos Fava Neves, Vinícius Cambaúva e Markestrat Group.

Deixe um comentário