A cadeia do milho no mês de novembro foi marcada pelo avanço no plantio da primeira safra de milho e por bons resultados da exportação do cereal. Confira no artigo de hoje os principais pontos para as tomadas de decisão sobre a safra 2022/23.
Fatos sobre a cadeia do milho em novembro
Entre os principais fatos recentes sobre a cadeia do milho, não podemos deixar de destacar o ótimo desempenho das exportações do cereal. Foram exportadas 7,2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de mais de 300% em comparação ao mesmo período do ano passado. Quando o assunto é a receita gerada, o crescimento é ainda maior, somando 2,03 bilhões de dólares e um crescimento de 457,9%.
Dados da consultoria Datagro indicam que praticamente 70% da produção de milho segunda safra de 2022 já havia sido comercializada até o dia 04 de novembro.
Relatório do Rabobank no mês de novembro estima que a produção de etanol de milho deve se aproximar dos 6 bilhões de litros em 2023/24, um crescimento de 31% e que deve representar 19% da produção nacional de etanol.
Fenologia das lavouras de milho na safra de verão 2022/23 em novembro
O plantio da primeira safra de milho segue evoluindo e, no mês de novembro, ultrapassou a marca de 50% na média nacional.

A fenologia das lavouras nos principais estados produtores indica que 73,4% dos campos semeados se encontram em estádio de emergência, 7% em floração e 19,6% em desenvolvimento vegetativo.


Projeções de novembro para a produção global de milho na safra 2022/23
O relatório do USDA no mês de novembro indicou que a produção global de milho na safra 2022/23 deve ser de 1,17 bilhão de toneladas, apresentando uma pequena redução em relação às projeções de outubro.

Entre os principais países produtores, o Brasil é o único que apresenta projeções de crescimento, ao lado da China. Enquanto isso, as projeções dos EUA e da União Europeia caíram consideravelmente, apresentando uma redução de 30,1 e 15,7 milhões de toneladas respectivamente.

Projeções de novembro para o consumo global de milho na safra 2022/23
As projeções de consumo indicadas no relatório de novembro do USDA são basicamente as mesmas do mês de outubro, um pouco menor do que a safra 2021/22.

Assim como as projeções de produção, entre os principais países consumidores de milho no mundo, Brasil e China devem apresentar crescimento em seus indicadores, enquanto EUA e União Europeia seguem pelo caminho oposto e devem ter seu consumo do cereal diminuído.

Projeções de novembro para os estoques globais de milho na safra 2022/23
As projeções para os estoques globais de milho na safra 2022/23 foram reduzidas em novembro, de 301,2 para 300,8 milhões de toneladas em comparação ao relatório de outubro. Isso deve representar uma redução de quase 3% nos estoques globais em relação à safra 2021/22.

A China, principal país em estoques de milho, deve apresentar redução de 4,1 milhões de toneladas em seu estoque, enquanto os EUA devem ter uma redução de 6,6 milhões de toneladas e a União Europeia deve ter uma redução de 1,3 milhão de toneladas. Já o Brasil é o único entre os principais países que deve ter crescimento em seus estoques de milho, indo de 4,7 para 8,3 milhões de toneladas.

Projeções de novembro para as exportações globais de milho na safra 2022/23
O relatório do USDA no mês de novembro aponta para uma leve redução das exportações em comparação ao documento divulgado no mês de outubro. As exportações mundiais devem ser de 183,5 milhões de toneladas.

As projeções sobre as exportações brasileiras foram mantidas em novembro, com números de 46,5 milhões de toneladas. A confirmação da safra produtiva ratifica o Brasil como principal fornecedor de milho para a União Europeia, deixando para trás concorrentes como Sérvia e Canadá.

Entre os principais países compradores e destinos do milho brasileiro em 2022, tivemos atualizações no relatório divulgado pelo MAPA em novembro, com o Irã mantendo a primeira posição do ranking, mas agora com Japão subindo da quarta para a segunda posição e empurrando para baixo Espanha e Egito.

Projeção nacional sobre a safra de milho 2022/23 em novembro
O segundo relatório da Conab sobre a safra 2022/23 manteve as estimativas de área plantada de milho no Brasil, que deve contar com 22,3 milhões de hectares semeados com o cereal.

Essas foram as principais informações da cadeia do milho em novembro, com o que aconteceu de mais relevante no cenário nacional e mundial sobre o cereal. Continue aqui no blog para acompanhar outras informações sobre o milho e, além disso, você pode seguir a nossa página no Instagram para ter acesso a outros conteúdos sobre a marca especialista em sementes.
Fonte:
Markestrat com base em USDA. *Atualização em 09/11/2022.
Markestrat com base em Conab. *Atualização em 09/11/2022.
Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 12/11/2022.