Conforme a safra avança, as projeções e estimativas mudam. A cultura do milho está longe de ser uma ciência exata e, por isso, é importante que o produtor esteja atento às mudanças para tomar as melhores decisões para a sua lavoura. No artigo de hoje, trazemos as evoluções da produção, consumo e estoque globais que tangem a cadeia global de milho em março.
Estimativas de março para a produção global de milho
Em relatório divulgado pela USDA no mês de março, a estimativa é que a produção da safra 2021/22 no mundo seja 7,40% superior à safra anterior. Um crescimento de 0,07% em relação à estimativa de fevereiro.

Estimativa de março sobre produção de milho nos principais produtores globais
Quando falamos sobre os principais produtores de milho no mundo, as projeções de março apontam que o Brasil se destaca e deve apresentar crescimento de 33,1% em relação a 20/21. Os EUA, China e União Europeia devem crescer 7,1%, 4,6%, 4,0%, respectivamente.

Estimativas de março sobre o consumo global de milho
A estimativa de março aponta que o consumo global de milho deve ser de 1,2 bilhão de toneladas na safra 2021/22, o que representa uma alta de 61 milhões de toneladas em relação à safra 2019/20.

Entre os principais consumidores mundiais de milho, não tivemos alterações significativas da última análise para a atual, com os números praticamente se mantendo os mesmos.

Estimativas dos estoques globais de milho, segundo relatório de março
O relatório de março indicou redução de 1,2 milhão de toneladas em relação à estimativa de fevereiro. Apesar da redução, ainda temos previsão de estoques globais de milho 3% superiores que na safra 2020/21.

Nos principais players, as previsões basicamente se mantiveram, com exceção dos EUA, que puxaram os números para baixo, graças à queda de 1,5%.

Relatório de março da Conab e estimativas sobre a safra brasileira de milho
O boletim mensal da Conab de março, aponta que a área plantada da safra 2020/21 deve alcançar 21 milhões de hectares, área 8,3% superior à safra anterior.
O principal cultivo, milho 2ª safra, deve corresponder a 76,6% do total cultivo com o cereal nesse ciclo. Em relação à estimativa do mês de fevereiro, nota-se um aumento de 1,4% na área de milho 2ª e 3ª safra, comportamento que demonstra maior interesse dos agricultores no plantio de milho, face os preços valorizados. Quanto a primeira safra de milho, não houveram grandes alterações nesse relatório.

Nas estimativas mais recentes, a Conab prevê uma produção de 112,4 milhões de toneladas de milho, alta de 29,2% no volume produzido no Brasil em comparação com o ciclo passado. O boletim mensal ainda espera que a 2ª e a 3ª safra de milho atinjam uma produção de 88 milhões de hectares.

Essas foram as informações sobre a cadeia global de milho em março. Acompanhe novas estimativas e informações sobre a cadeia do milho aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e confira mais conteúdos sobre o agronegócio.
Fonte
Markestrat com base em USDA. *Atualização em 09/03/2022.
Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 10/03/2022.