Consumo interno de milho e suas finalidades

Consumo interno de milho e suas finalidades

O milho é um dos principais produtos para a nutrição e alimentação humana, mas se engana quem acha que sua finalidade é apenas essa, especialmente aqui no Brasil. Que saber quais são as finalidades do milho que fica em terras tupiniquins? Preparamos um artigo especial sobre o consumo interno do milho e você pode ler aqui embaixo.

70 milhões de toneladas de milho para o consumo interno

Apesar de apresentar números expressivos quando o assunto é exportação de milho e ótimas projeções de crescimento para a próxima década, a verdade é que a maior parte da produção do nosso milho é consumida internamente.

Das 104 milhões de toneladas estimadas para a safra 2020/21, 71,2 milhões devem ficar por aqui mesmo, o que deve representar pouco mais de 67% da produção total.

Quando falamos da projeção para a próxima década, podemos esperar um aumento de até 20% no consumo interno de milho, ou seja, mais 14,2 milhões de toneladas, totalizando 85,4 milhões de toneladas de milho consumidas internamente.

Quais as finalidades do milho consumido internamente?

86% do consumo interno de milho da safra 2019/20 foi destinado para a alimentação animal. Os outros 14% estão distribuídos em outras frentes, como alimentação humana, cosméticos, sementes, e o biodiesel

Se com os números vemos a esmagadora maioria do consumo do milho para a alimentação animal, quando trazemos esses dados em forma de imagem fica ainda mais visível essa diferença:

consumo-interno-do-milho-2

Quando analisamos o comportamento do consumo global de milho por finalidade, podemos notar:

  • 63% da produção total é destinada para a alimentação animal, que representa 713 milhões de toneladas
  • 37% da produção é processada para o uso em alimentos, sementes, biocombustíveis e outros produtos.
  • Do total global de milho destinado ao processamento, 42% é direcionado à produção de biocombustíveis, 33% para alimentos e 25% para outros produtos.

Biocombustível: responsável pelo crescimento do consumo interno do milho

O etanol de milho responde hoje por 4% do consumo da produção nacional, mas vem em constante crescimento e representa uma oportunidade para verticalização na produção de milho nacional e na busca por melhores preços e margens aos agricultores.

Esse crescimento vem acontecendo a passos largos desde 2013 e deve chegar a 8 bilhões de litros em 2028.

consumo-interno-do-milho-3

Considerando a produtividade de 415 litros de etanol por tonelada de milho, a demanda de milho seria de aproximadamente 19,3 milhões de toneladas (19% da produção atual).

Quer ter mais informações sobre a cadeia do milho? Acompanhe as atualizações aqui no blog Somos Milhões e siga a Nidera Sementes no Instagram

Fontes:

USDA e MAPA. * Estimativas do USDA, atualizado em 09/02/2021.

Markestrat com base em USDA e ABIMILHO.

Análises da Markestrat com base em UNEM.

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário