Custos de produção de milho na safra 2021/22

Custos de produção de milho na safra 2021/22

A safra 2021/22 de milho está na reta final. Para iniciar o planejamento da próxima safra, é importante olharmos com atenção para a que está sendo finalizada, especialmente para entendermos os custos de produção do milho na safra 2021/22. No artigo de hoje, vamos trazer para você, produtor, o comparativo de custos de produção do milho primeira e segunda safra nos principais estados produtores. Vamos lá?

Custos de produção do milho primeira safra nos principais estados produtores

Na safra 2020/21, segundo dados da Conab, Minas Gerais foi o principal estado produtor de milho primeira safra.

Para o ciclo 2021/22, que se encaminha para o final, o levantamento da Agrianual estima que o maior custo de produção é com insumos, principalmente com fertilizantes e corretivos, seguido do gasto com defensivos agrícolas e sementes.

Quando falamos sobre os gastos com operações, podemos considerar as despesas com conservação e preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita.

Somados os custos de administração e de pós-colheita, eles não ultrapassam 23% do total.

custos de produção do milho primeira safra

Lucratividade do milho primeira safra nos principais produtores

Para a safra 2021/22, a expectativa é que o estado de Minas Gerais entregue a maior lucratividade aos produtores, apesar de o custo operacional ser mais elevado, entre os principais estados produtores.

custos de produção do milho primeira safra

Custos de produção do milho segunda safra nos principais estados produtores

Para o milho segunda safra, o principal estado produtor na safra 2020/21 foi o Mato Grosso, com destaque absoluto frente aos outros maiores produtores.

O principal investimento dos produtores na safra 2021/22 foi com insumos, como fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas.

Quando falamos dos custos operacionais, que incluem plantio, tratos culturais, colheita e conservação do solo, eles não ultrapassam 13% do custo total.

custos de produção do milho segunda safra

Lucratividade do milho primeira safra nos principais produtores

Goiás é o estado que apresenta a maior lucratividade entre os principais estados produtores do Brasil, ou seja, o saldo entre o custo total e a receita é superior aos outros estados que lideram o ranking nacional.

custos de produção do milho segunda safra

Como falamos no início do artigo, o planejamento da próxima safra já começou, e entender os números da safra atual é fundamental para projetar investimentos e a lucratividade que eles retornarão.

Para saber mais sobre a cadeia do milho no Brasil e no mundo, acompanhe os outros conteúdos aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e conheça mais sobre a marca especialista em sementes.

Fonte

Fonte: Markestrat com base em Agrianual (IHS Marit) e Conab.

Deixe um comentário