Evolução do VBP do milho e seu impacto no PIB

Evolução do VBP do milho e seu impacto no PIB

O valor bruto de produção é um dos principais indicativos de sucesso do agronegócio. Mais conhecido pela sigla VBP, ele é um índice calculado com base na produção municipal e nos preços recebidos pelos produtores naquela cidade. Na prática, indica a receita primária de todas as atividades do setor. É, portanto, a soma de todo o volume financeiro arrecadado pelos produtores. No artigo de hoje, vamos falar sobre a influência do milho na evolução do VBP e do PIB (produto interno bruto). 

O VBP da agropecuária fechou 2020 com bons números

O VBP da agropecuária bateu recorde e chegou à marca de 921 bilhões de reais em 2020, e teve um crescimento de ~17% ou +R$134 bilhões.

A agricultura foi a responsável por 67% do total do setor agropecuário, e a soma das cadeias que compõem a produção agrícola tiveram crescimento de 22%.

VBP 2019 e 2020

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a projeção é que o VBP do agronegócio bata 1 trilhão até o final de 2021, muito por conta de um integrante especial que vamos falar abaixo: o milho!

Participação do milho no VBP da agricultura é cada vez maior

O milho vem empurrando os números para cima em diversos indicadores: na produção, exportação e na balança comercial o milho já é um dos protagonistas, e o VBP não ficou de fora disso. Em 2020, mais de 17% do total do VBP da agricultura veio da produção do milho.

Quando analisamos a última década, o valor bruto da produção do milho cresceu impressionantes 187%, enquanto a soma das outras lavouras cresceu 61,7%, ou seja, o milho cresceu mais que o triplo! A crescente é de encher os olhos e a expectativa é que, em 2021, 128 bilhões de reais venham da cadeia do milho, superando os números do ano passado e chegando a 18% do total das lavouras.

evolução do vbp da agricultura de 2011 a 2021

Agronegócio é responsável por 26,6% do PIB Brasileiro em 2020

O agro é pop, é tech e também é responsável por mais de ¼ do PIB brasileiro de 2020. Muito disso se deve ao aumento do percentual relevante nas cadeias agropecuárias e a crescente nas exportações brasileiras.

Ainda que o PIB brasileiro tenha apresentado oscilações de 2018 pra cá, o agronegócio se mantém em um crescimento estável, financeiramente falando, como podemos ver no gráfico abaixo:

evolução do pib no brasil

Em 2020, o PIB do Agronegócio chegou a R$2 trilhões. O maior aumento se deu no segmento da agropecuária (56,59%), com destaque para o crescimento de 5 cadeias, incluindo a do milho, veja abaixo:

Para 2021, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está projetando aumento do PIB do agronegócio em 2,5% sobre o ano anterior, caso o clima colabore com a segunda safra do milho, que terá parte plantada fora da janela climática ideal devido ao atraso da colheita da soja.

Leia mais conteúdos sobre a cadeia do milho aqui no blog Somos Milhões e siga a Nidera Sementes no Instagram.

Fontes:

Markestrat com base em CEPEA/USP e CNA.

Markestrat com base em Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). *Projeção do MAPA para 2021, divulgada em fevereiro/21.

Canal Rural

Notícias Agrícolas

Money Times

Deixe um comentário