Exportação de milho: o papel do Brasil como fornecedor global do cereal

Exportação de milho: o papel do Brasil como fornecedor global do cereal

Exportação de milho: o papel do Brasil como fornecedor global do cereal

Como já falamos aqui no blog, o Brasil segue se consolidando como um dos principais fornecedores de milho do mundo e o seu papel na distribuição global do cereal é cada vez mais relevante. No artigo de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre a exportação de milho brasileiro, com base nos dados da última safra.

Exportação de milho deve voltar a crescer na safra 2021/22

Após um ciclo difícil para os produtores e o volume embarcado diminuir consideravelmente, as projeções de exportação para a safra 2021/22 animam a todos: o esperado para o ciclo é que 31 milhões de toneladas de milho sejam exportadas, um volume 12,8% superior ao da safra de 2020/21, que exportou 27,5 milhões de toneladas.

exportação de milho no Brasil

Evolução e projeção das exportações de milho no Brasil

É oficial: foi iniciada a retomada da exportação do cereal, que volta a ter patamares de exportação acima de 30 milhões de toneladas. Quando analisamos a evolução e projeção das exportações brasileiras, é possível ver um aumento significativo entre as safras 2010/11 e 2020/21. Até a safra 2030/31, o aumento do volume exportado esperado é de mais de 218%, consolidando o Brasil na segunda posição entre os maiores exportadores, atrás apenas dos EUA.

evolução e projeção das exportações de milho no Brasil

Crescimento da segunda safra de milho tem ligação com o aumento de exportações

Quando comparamos os ciclos de 2011 e 2021, é possível ver um crescimento bem grande. Isso está relacionado diretamente com a produtividade da segunda safra de milho. Em 2011, foram exportadas 9,45 milhões de toneladas, contra as 20,40 milhões de toneladas de 2021.

volume mensal de exportações de milho no Brasil

Irã, Egito e Espanha são os principais destinos de exportação do milho brasileiro

Em 2021, os principais compradores do milho brasileiro foram o Irã ( 17%), o Egito (16%) e a Espanha (9,4%). Apesar destes três principais compradores, quase metade do milho brasileiro é pulverizado em outros países com menor volume individual.

volume de exportações de milho no Brasil

Quais as suas expectativas de exportação para a safra 2021/22? Acompanhe mais sobre a cadeia do milho aqui no blog. Siga nossa página no Instagram para ter acesso a outros conteúdos da marca especialista em sementes.

Fonte

USDA “Grain – Wordl Markets and Trade” e “USDA Agricultural Projections to 2030” * Estimativas do USDA, atualizado em 13/01/2022.

Markestrat com base em SECEX e MAPA.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário