Exportações de milho em agosto no Brasil e no mundo

Exportações de milho em agosto no Brasil e no mundo

O mês de agosto foi marcado por novas projeções do USDA (departamento norte-americano de agricultura) sobre a safra 2022/23. Segundo o relatório, as projeções de exportações de milho em agosto apontam para um crescimento no volume embarcado para este novo ciclo. 

Projeções das exportações globais de milho cresceram de julho para agosto

A oferta global de milho reduzida fez com que um sinal de alerta fosse aceso, mas o USDA elevou as previsões de exportações globais do milho, especialmente para atender as demandas que tiveram limitações com a oferta. Ainda que o volume exportado seja menor que o ciclo 2021/22, as projeções cresceram de julho para agosto em 3 milhões de toneladas, passando de 183,2 para 186,2 milhões de toneladas.

Sobre as estimativas de exportações brasileiras, o USDA manteve as previsões anteriores, uma vez que a safra 2022/23 ainda não começou de fato aqui no Brasil. O esperado (até o presente momento) é que o Brasil embarque 46,5 milhões de toneladas no ciclo que irá iniciar, o que representa um crescimento de 12,5 milhões de toneladas em comparação à safra 2021/22.

Exportações e importações nos principais países da cadeia do milho

Enquanto os EUA devem ter uma exportação menor neste ciclo, o Brasil deverá retomar sua posição como segundo maior exportador de milho no mundo. As exportações brasileiras devem ultrapassar 46,5 milhões de toneladas, enquanto a Argentina, atual vice-líder, deve exportar 41 milhões de toneladas.

Entre os principais importadores de milho, a China deve seguir absoluta na primeira posição, tendo um incremento de 5 milhões no volume importado do cereal. Na segunda posição de maior importador de milho, a União Europeia deve ultrapassar o México neste ciclo, com Japão, Vietnã e Coreia do Sul completando o top 5.

Exportações brasileiras entraram em um ritmo de crescimento

No último mês, houve um aumento significativo nos volumes embarcados de milho pelo Brasil: 292,1% superior. Em um mês, o salto foi de 1,05 para 4,12 milhões de toneladas, reflexo da maior oferta do cereal e o avanço da colheita do grão no país.

Principais países compradores do milho brasileiro

Entre os principais compradores do milho brasileiro, o Irã segue na primeira colocação, responsável por mais de 25% do milho brasileiro exportado. Egito é o segundo maior comprador do nosso milho e o pódio é composto pela Espanha, que ultrapassou a Coreia do Sul.

Essas foram as informações sobre as exportações globais de milho em agosto. Para ter acesso a mais informações sobre a cadeia do cereal no Brasil e no mundo, leia os outros artigos aqui do blog. Siga a página da Nidera no Instagram e tenha acesso a outros conteúdos feitos pela empresa especialista em sementes.

Fonte

Markestrat com base em USDA. *Atualização em 12/08/2022. 

Markestrat com base no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Deixe um comentário