Exportações de milho em maio no Brasil e no mundo

Exportações de milho em maio no Brasil e no mundo

As exportações de milho em maio foram marcadas por um ligeiro crescimento, na comparação com o relatório de abril. A exportação do cereal é um dos principais destinos do milho produzido no Brasil e em outros players. Confira no artigo de hoje como foi essa evolução e o que esperar para a próxima safra.

Exportações globais de milho devem diminuir, já as brasileiras devem crescer 

Como falamos anteriormente, foi divulgado o primeiro relatório com as estimativas da safra 2022/23, e, além das estimativas de produção, temos também as de exportação de milho para o próximo ciclo. Se, por um lado, as exportações globais devem diminuir em torno de 7 milhões de toneladas, as exportações brasileiras devem crescer cerca de 13 milhões de toneladas. Isso reflete a menor oferta de milho – especialmente na Ucrânia, que deve ter uma redução de 14 milhões de toneladas exportadas – e o aumento de área plantada com milho no Brasil, que deve aumentar a produção e, consequentemente, as exportações.

Acompanhamento de exportações brasileiras de milho

Após dois meses de queda, o volume exportado de milho pelo Brasil voltou a subir, ultrapassando a marca de 4 milhões de toneladas enviadas ao exterior este ano. O volume exportado foi de 690 mil toneladas, volume muito superior às 13,5 mil toneladas do mês anterior e 434,5% maior que o mesmo período do ano passado.

exportações brasileiras de milho por mês

Receita mensal das exportações de milho

Após uma brusca queda nas receitas advindas de exportações no mês de março, o número arrecadado voltou a subir, chegando a 220 milhões de dólares. 

receita mensal das exportações de milho

No acumulado de 2022, os valores giram em torno de 1,1 bilhão de dólares. A receita obtida em abril supera em US$ 215 milhões o montante de março, quando foram arrecadados apenas US$ 4 milhões. Já comparando com abril do ano passado, temos um aumento de 706%, resultado da alta nos preços e no volume.

Principais compradores e destinos do milho Brasileiro em 2022

Após liderar por meses consecutivos o ranking de principal destino do milho brasileiro, Irã (com 22%) deixa a primeira posição do pódio para o Egito (com 23%), como principal importador do cereal. Entre os principais players, temos a Coreia do Sul, com 13%, o Japão, com 6,7%, e Taiwan, com 4,9%.

principais compradores e destinos do milho Brasileiro em 2022 - atualização maio

Essas foram as informações sobre as exportações de milho em maio. Acompanhe as novas estimativas e as informações sobre a cadeia do milho aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e confira mais conteúdos sobre o agronegócio.

Fonte

Markestrat com base em USDA. *Atualização em 12/05/2022.

Markestrat com base no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Deixe um comentário