Exportações de milho no mundo: o que esperar para o novo ciclo?

Exportações de milho no mundo: o que esperar para o novo ciclo?

O Brasil é um dos principais nomes quando falamos sobre exportações de milho no mundo. Os relatórios seguem em atualização a cada momento da safra e, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre estes cenários e o que esperar sobre a exportação de milho no Brasil e no mundo para a safra 2021/22.

Exportações de milho no mundo para a safra 2021/22

O relatório do USDA de fevereiro apontou o aumento de 1 tonelada em relação à estimativa de janeiro. Além disso, foi projetado também um acréscimo de 11,3 toneladas a mais do que o exportado em 2020 e um incremento de 11% em relação ao que foi exportado na safra 2019/20.

exportações globais de milho

Exportações brasileiras de milho

O Brasil deve representar 16,4% do volume total exportado no mundo, com 32 milhões de toneladas, um volume maior que o ciclo anterior em mais de 15%.

exportações brasileiras de milho

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a exportação brasileira do cereal.

Acompanhamento do faturamento das exportações de milho no Brasil

As exportações de milho brasileiras apresentaram números melhores no mês de janeiro de 2022 do que no mesmo período do ano anterior: 45%, ou mais de 200 milhões de dólares. Isso é reflexo das recentes altas no preço da saca de milho, geradas pela baixa oferta e alta demanda.

receita mensal das exportações de milho no Brasil

Os principais destinos do milho brasileiro no mês de janeiro foram Egito, Irã e Coreia do Sul. Juntos, os três compraram 372 milhões de dólares em milho brasileiro.

Principais compradores e destinos do milho brasileiro

Cotações: mercado interno de milho e mercado futuro de milho 

O início de 2022 foi com a saca de milho se aproximando dos R$100 no mercado interno, de acordo com o indicador ESALQ/B3.

Preços de milho na bolsa brasileira

Já a cotação do preço de milho do mercado físico nas principais praças teve oscilações de acordo com as regiões:

Para o mercado futuro, a bolsa de Chicago apresentou altas consideráveis, com a mais expressiva se aproximando dos 10%. Enquanto isso, a cotação da bolsa brasileira foi mais tímida, com maior índice na casa dos 3%.

preços futuros de milho - cotações da bolsa de Chicago
preços futuros de milho: cotações da bolsa brasileira

Acompanhe outros conteúdos sobre a cadeia do milho aqui no blog para auxiliá-lo nas decisões para a sua lavoura. Siga a página da marca especialista em sementes no Instagram e acompanhe as novidades para o agronegócio.

Fonte

Fonte: Markestrat com base em USDA. *Atualização em 09/02/2022.

Markestrat com base em Bolsa de Chicago, B3 e Notícias Agrícolas.

Markestrat com base em CEPEA/USP.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário