Exportações globais de milho em março: veja as estimativas para a safra

Exportações globais de milho em março: veja as estimativas para a safra

As exportações globais de milho, assim como a produção e o consumo, também sofrem alterações em suas projeções de acordo com os relatórios divulgados mês a mês. No artigo de hoje, vamos falar sobre as estimativas atualizadas das exportações globais de milho em março. Vamos lá?

Projeção global de exportação de milho em março

As exportações globais de milho na safra atual foram revistas em março. Agora. Enquanto as projeções de fevereiro estavam em 195 milhões de toneladas, as de março cresceram um pouco mais e finalizaram em 196,6 milhões de toneladas de milho que devem ser exportados na safra 2021/22.

exportações globais de milho em milhões de toneladas

Projeção brasileira de exportação de milho em março

Já para as exportações brasileiras, a safra atual deve ter um aumento de 18,2% frente à safra anterior. Entre os relatórios de fevereiro e março, o crescimento foi de meia tonelada.

exportações brasileiras de milho em milhões de toneladas

Exportações brasileiras de milho por mês: atualização com dados de fevereiro

Apesar de falarmos majoritariamente sobre as atualizações de março das projeções de exportação global do milho, vamos voltar um pouco no tempo e trazer o acompanhamento mensal do volume de milho exportado pelo Brasil no mês de fevereiro.

Após um ótimo início em 2022 quando exportamos 2 731 mil toneladas, as exportações tiveram queda no mês de fevereiro, obtendo 716 mil toneladas, queda de 74%. Já a comparação com o mesmo mês de 2021 expressa uma redução de 7,6% O comportamento é característico da redução dos estoques de milho, tanto pelo consumo interno, como pelo progresso da colheita verão.

No acumulado do ano, o Brasil já exportou mais de 3,45 milhões de toneladas, 10,6% a mais do que no mesmo período de 2022, quando embarcou 3,12 milhões de toneladas. A conjuntura entre Rússia e Ucrânia deve impulsionar as vendas externas de milho, pelo Brasil, e a expectativa é de embarques maiores em 2022.

exportações brasileiras de milho por mês

Faturamento mensal das exportações de milho em fevereiro

Assim como o volume exportado, as receitas também apresentaram queda, de 72,5%, totalizando US $183 milhões no mês. Com isso, o acumulado das vendas do cereal em 2022 está em US $848 milhões, alta de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale o destaque de que os preços do milho embarcado fecharam fevereiro em US$ 255,7 por tonelada, alta de 21,8%.

receita mensal das exportações de milho

Principais compradores e destinos do milho Brasileiro

Em janeiro, o Egito era o líder em importação do milho brasileiro, mas em fevereiro o Irã assumiu a primeira posição ocupando 22% do mercado; seguido pelo Egito, ex-líder, com 19% de participação. Coréia do Sul, com 16%, Japão com 8,6% e Taiwan com 5,3% completam o pódio. Os demais países do globo recebem os outros 32,1% do milho brasileiro exportado.

principais compradores e destinos do milho brasileiro em 2022

Essas foram as informações sobre as exportações globais de milho em março. Acompanhe novas estimativas e informações sobre a cadeia do milho aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e confira mais conteúdos sobre o agronegócio.

Fonte

Markestrat com base em USDA. *Atualização em 09/03/2022.

Markestrat com base no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Deixe um comentário