Importações e exportações de milho em 2021: veja como foi o mercado

Importações e exportações de milho em 2021: veja como foi o mercado

O Brasil é um dos principais produtores de milho do mundo e, como o consumo interno não é tão grande, boa parte dessa produção tem como destino a exportação. Também por conta da alta produção nacional, pouco importamos o cereal. No artigo de hoje, vamos falar sobre o mercado do milho no ano passado, especialmente sobre as importações e exportações de milho em 2021.

Exportações de milho caíram em 2021 e a Ásia foi o principal destino do cereal

A safra 2020/21 foi marcada por uma quebra na produtividade devido à falta de chuvas e geadas em todo o Brasil. A baixa produtividade impactou inclusive nas exportações: em 2021, a queda foi de 71% comparado com 2020.

volume de milho exportado nos últimos  5 anos

Apesar da queda, exportamos quase 10 milhões de toneladas ano passado, número superior ao da produção de muitos outros países. O continente asiático é o principal destino para o nosso milho, sendo responsável por 27% do que exportamos.

destino da exportação do milho brasileiro

Apesar do consumo dos países orientais, a exportação de milho brasileira é bem pulverizada. Como podemos ver na imagem acima, quase 50% do nosso cereal é distribuído em pequenos pedaços para diversos países.

Ainda falando sobre exportação de milho, preparamos um artigo sobre os principais portos para a exportação do milho brasileiro, que você pode ler clicando aqui. Entre os produtos de milho exportados, alguns ganham destaque, conforme a imagem a seguir:

produtos do milho exportados

Importação de milho nos últimos 5 anos

A queda da produtividade na safra passada não significou que o Brasil importasse mais milho do que a média. Aliás, em 2021, a importação foi 10,5% menor do que em 2020.

volume de milho importado nos últimos 5 anos

O volume importado de milho no Brasil corresponde a apenas 2% do total consumido internamente. Quando é necessário importarmos o cereal, os principais fornecedores são Paraguai, Argentina e EUA, respectivamente. 

origem da importação de milho brasileira

Você acredita na retomada das produções recordes de milho em 2022? Acompanhe o blog e tenha acesso a mais materiais sobre a cadeia do milho, como este sobre as importações e exportações de milho no Brasil em 2021. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram para mais conteúdos.

Fontes

Análises da Markestrat com base no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). *Valor acumulado até agosto/2021. **Baseado no valor gasto

Deixe um comentário