A cadeia do milho segue em crescimento no Brasil, especialmente na última década. Frequentemente, falamos aqui no blog sobre os números de produção e produtividade, mas no artigo de hoje, vamos aprofundar um pouco mais em dados como, o valor bruto de produção e da balança comercial. Confira a seguir a importância macroeconômica da cadeia do milho.
VBP do milho segue em crescimento
Entre 2011 e 2021, o valor bruto de produção (VBP) do milho cresceu 120%, enquanto a soma de outras culturas foi de pouco menos de 65%.

Isso fez com que a participação do cereal venha aumentando a cada ano e, em 2021, superou 16% do total. Para 2022, a expectativa é que o VBP do milho chegue próximo de 147 bilhões de reais, representando um total de 18% das lavouras.
A importância macroeconômica da cadeia do milho reflete na balança
Quando o assunto é exportação, o cereal segue entregando saldos positivos. Em 2021, foi de 3,4 bilhões de dólares, representando mais de 5% de todo o saldo brasileiro no ano.

A cadeia do milho representa 3,5% do total arrecadado pelo agronegócio
Ao analisarmos o faturamento mensal com exportações de milho em 2020, vemos que o cereal é responsável por 3,5% do total arrecadado pelo agronegócio.

São números extremamente expressivos movimentados pela cadeia do milho:
- 1,86 bilhões de reais em exportações por mês
- 61,1 milhões de reais em exportações por dia
- 2,54 milhões em exportações por hora.
Balança comercial do milho mostra evolução nos últimos 11 anos
No período de 2011 a 2021, a balança comercial do milho apresentou um crescimento de 37%. Isso é reflexo dos resultados positivos em todos os anos da década, fazendo com que o milho entregasse um saldo de quase 50 bilhões de dólares ao Brasil. Apesar da redução significativa de embarques no ano passado, o cereal brasileiro se manteve valorizado no mercado global, rendendo um saldo de mais de 3,5 bilhões de dólares para a balança comercial brasileira.

Acompanhe outros conteúdos sobre a cadeia do milho e sua importância macroeconômica aqui no blog Somos Milhões. Siga a nossa página no Instagram e conheça mais sobre a marca especialista em sementes.
Fontes
Markestrat com base em MAPA. *Valores preliminares com base em Janeiro a Dezembro 2021 **Estimativas de VBP para o ano de 2022.
Markestrat com base em Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). *Projeção do MAPA para 2022, divulgada em Janeiro/22.
Markestrat com base em SECEX.
Pingback: Cadeia do milho em fevereiro e o que esperar para o mês de março - Somos Milhoes