Importância macroeconômica da cadeia do milho

Importância macroeconômica da cadeia do milho

A cadeia do milho segue em crescimento no Brasil, especialmente na última década. Frequentemente, falamos aqui no blog sobre os números de produção e produtividade, mas no artigo de hoje, vamos aprofundar um pouco mais em dados como, o valor bruto de produção e da balança comercial. Confira a seguir a importância macroeconômica da cadeia do milho.

VBP do milho segue em crescimento

Entre 2011 e 2021, o valor bruto de produção (VBP) do milho cresceu 120%, enquanto a soma de outras culturas foi de pouco menos de 65%.

evolução no valor bruto a produção da agricultura 2011-2022

Isso fez com que a participação do cereal venha aumentando a cada ano e, em 2021, superou 16% do total. Para 2022, a expectativa é que o VBP do milho chegue próximo de 147 bilhões de reais, representando um total de 18% das lavouras.

A importância macroeconômica da cadeia do milho reflete na balança

Quando o assunto é exportação, o cereal segue entregando saldos positivos. Em 2021, foi de 3,4 bilhões de dólares, representando mais de 5% de todo o saldo brasileiro no ano.

importância macroeconômica da cadeia do milho

A cadeia do milho representa 3,5% do total arrecadado pelo agronegócio

Ao analisarmos o faturamento mensal com exportações de milho em 2020, vemos que o cereal é responsável por 3,5% do total arrecadado pelo agronegócio.

faturamento mensal com exportações de milho em 2020

São números extremamente expressivos movimentados pela cadeia do milho:

  • 1,86 bilhões de reais em exportações por mês
  • 61,1 milhões de reais em exportações por dia
  • 2,54 milhões em exportações por hora.

Balança comercial do milho mostra evolução nos últimos 11 anos

No período de 2011 a 2021, a balança comercial do milho apresentou um crescimento de 37%. Isso é reflexo dos resultados positivos em todos os anos da década, fazendo com que o milho entregasse um saldo de quase 50 bilhões de dólares ao Brasil. Apesar da redução significativa de embarques no ano passado, o cereal brasileiro se manteve valorizado no mercado global, rendendo um saldo de mais de 3,5 bilhões de dólares para a balança comercial brasileira.

evolução no saldo da balança comercial do milho

Acompanhe outros conteúdos sobre a cadeia do milho e sua importância macroeconômica aqui no blog Somos Milhões. Siga a nossa página no Instagram e conheça mais sobre a marca especialista em sementes.

Fontes

Markestrat com base em MAPA. *Valores preliminares com base em Janeiro a Dezembro 2021 **Estimativas de VBP para o ano de 2022. 

Markestrat com base em Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). *Projeção do MAPA para 2022, divulgada em Janeiro/22.

Markestrat com base em SECEX.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário