O transporte ferroviário é responsável por 20% das cargas brasileiras, mas quando o assunto é o transporte de grãos, ele se destaca dos outros modais. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a malha ferroviária brasileira e o escoamento de grãos.
Malha ferroviária brasileira possui quase 30 mil quilômetros
29.320 km é o tamanho exato da malha ferroviária brasileira. Passando pelo Sul de Minas aos polos agrícolas da região Centro-Oeste, principal produtor de grãos do Brasil, a maior parte das ferrovias ligam esses pontos aos portos brasileiros, facilitando o escoamento dos grãos para a exportação.

Crescimento da frota ferroviária no Brasil e a geração de empregos
De 1997 para 2019, o Brasil aumentou sua frota de 1.154 locomotivas para 3.405, um crescimento de 163%. Além disso, o transporte pelas ferrovias é mais ecológico, já que um vagão graneleiro de 100 toneladas substitui 4 caminhões. De 1997 a 2019 a geração de empregos no setor também aumentou, passando de 13.506 para 41.635 vagões.

Brasil segue ampliando sua malha ferroviária
A maior parte dos grãos brasileiros é transportada pelo modal ferroviário. Isso quer dizer que, conforme a cadeia de soja e milho se desenvolvem, a malha ferroviária também precisa acompanhar esse crescimento para que seja possível o escoamento de grãos nas principais regiões produtoras.
4 projetos grandiosos de expansão ganham destaque:

Malha ferroviária da região Centro-Sul possui diversos projetos de expansão
Com a malha ferroviária atual, o milho e a soja produzidas no Centro-Oeste do país são escoados, em sua maioria, para os portos de Santos/SP e Paranaguá/ PR. A ativação de linhas férreas que ligam o Centro-Oeste do país com o sudeste aumenta ainda mais as possibilidades do milho, uma vez que grande parte do cereal é consumido na região Sul do Brasil nas cadeias de produção animal; destaque para Santa Catarina e Paraná. A otimização das rotas também favorece outras cadeias como a do etanol de milho e alimentícia.

Preparamos um artigo completo sobre o transporte de grãos no Brasil e você pode ler agora clicando aqui. Além disso, siga a Nidera Sementes no Instagram para ter acesso a outros conteúdos sobre o agronegócio.
FONTE
Markestrat com base no Plano Nacional de Logística 2025 (ANTF).
Markestrat baseado em ANTF e dados secundários.
Markestrat com base em ANTF (2021).
Pingback: Principais portos para exportação do milho brasileiro - Somos Milhoes