Mercado de milho nos EUA: o que você precisa saber?

Mercado de milho nos EUA: o que você precisa saber?

Os Estados Unidos da América são os maiores produtores de milho do mundo. Apesar do cereal ser nativo da américa central, como falamos nesse post aqui com diversas curiosidades sobre o milho, é o gigante da américa do norte quem detém o título de grande produtor mundial, à frente de países como a China e o Brasil, que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o mercado de milho nos EUA, com dados importantes sobre a produção, consumo e exportação do cereal nas terras do Tio San.

O mercado de milho nos EUA gera milhões de empregos

O milho faz parte de uma atividade econômica gigante e milionária nos EUA, com números impressionantes e que mostram a força e relevância do cereal para o país. O milho representa cerca de 13% de todos os empregos e ocupações da economia norte-americana. São mais de 19 milhões de empregos e 683 bilhões de dólares em salários.

mercado de milho nos EUA movimenta a economia

Grandes números da produção de milho norte-americana

Dos 360,5 milhões de toneladas do cereal produzidos em solo estadunidense na safra 2020/21, 309,1 milhões foram consumidos internamente, o que representa mais de 85% da produção nacional. Foram 33,4 milhões de hectares ocupados com a produção de milho, com produtividade de 10,8 toneladas por hectare.

big numbers produção americana de milho

70% do consumo interno é destinado para a produção animal e etanol de milho

Como vimos anteriormente, mais de 300 milhões de toneladas de milho são consumidos internamente nos EUA. A pecuária é a grande responsável pela maior parte desse consumo, sendo responsável por 39%, seguida de perto pela produção de etanol de milho. O saldo é distribuído entre exportações (18%), adoçantes (5%), amido (2%) e outros (3%).

Quando olhamos no detalhe a produção animal, é possível notar a predominância dos bovinos de corte e leite, responsáveis por 45% do milho consumido. Aves e suínos possuem números semelhantes:

consumo interno de milho nos EUA

Etanol movimenta o mercado de milho nos EUA

Se aqui no Brasil ainda estamos nos desenvolvendo quando o assunto é etanol de milho, nos EUA a realidade é completamente diferente. O Etanol que tem o cereal como milho é responsável por 34% do consumo interno de milho, com produção que ultrapassou os 55 bilhões de litros produzidos em 2019. Até 2029, a projeção é que essa produção chegue muito próximo dos 60 bilhões.

Países produtores de etanol de milho

O crescimento das Exportações do milho norte-americano

18% do milho produzido nos EUA é exportado para outros países, sendo o México o maior consumidor do cereal produzido pelo seu vizinho. Confira o Top 5 maiores importadores de milho norte-americano:

top 5 destinos do milho dos EUA

Desses top 5, quem vem se destacando é a China, que importou 7,2 milhões de toneladas de milho e foi a responsável por 10% das exportações dos EUA em 2020.

Acompanhe aqui no blog outros materiais sobre a cadeia do milho no Brasil e no mundo. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e tenha acesso a outros conteúdos sobre o agronegócio.

Fontes

Elaborado por Markestrat com base em dados de Visual Capitalist.

Elaborado por Markestrat com base em dados de Visual Capitalist e OECD/FAO.

Markestrat com base em USDA e NCGA Sustainability Report.

Deixe um comentário