Os Estados Unidos da América são os maiores produtores de milho do mundo. Apesar do cereal ser nativo da américa central, como falamos nesse post aqui com diversas curiosidades sobre o milho, é o gigante da américa do norte quem detém o título de grande produtor mundial, à frente de países como a China e o Brasil, que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o mercado de milho nos EUA, com dados importantes sobre a produção, consumo e exportação do cereal nas terras do Tio San.
O mercado de milho nos EUA gera milhões de empregos
O milho faz parte de uma atividade econômica gigante e milionária nos EUA, com números impressionantes e que mostram a força e relevância do cereal para o país. O milho representa cerca de 13% de todos os empregos e ocupações da economia norte-americana. São mais de 19 milhões de empregos e 683 bilhões de dólares em salários.

Grandes números da produção de milho norte-americana
Dos 360,5 milhões de toneladas do cereal produzidos em solo estadunidense na safra 2020/21, 309,1 milhões foram consumidos internamente, o que representa mais de 85% da produção nacional. Foram 33,4 milhões de hectares ocupados com a produção de milho, com produtividade de 10,8 toneladas por hectare.

70% do consumo interno é destinado para a produção animal e etanol de milho
Como vimos anteriormente, mais de 300 milhões de toneladas de milho são consumidos internamente nos EUA. A pecuária é a grande responsável pela maior parte desse consumo, sendo responsável por 39%, seguida de perto pela produção de etanol de milho. O saldo é distribuído entre exportações (18%), adoçantes (5%), amido (2%) e outros (3%).
Quando olhamos no detalhe a produção animal, é possível notar a predominância dos bovinos de corte e leite, responsáveis por 45% do milho consumido. Aves e suínos possuem números semelhantes:

Etanol movimenta o mercado de milho nos EUA
Se aqui no Brasil ainda estamos nos desenvolvendo quando o assunto é etanol de milho, nos EUA a realidade é completamente diferente. O Etanol que tem o cereal como milho é responsável por 34% do consumo interno de milho, com produção que ultrapassou os 55 bilhões de litros produzidos em 2019. Até 2029, a projeção é que essa produção chegue muito próximo dos 60 bilhões.

O crescimento das Exportações do milho norte-americano
18% do milho produzido nos EUA é exportado para outros países, sendo o México o maior consumidor do cereal produzido pelo seu vizinho. Confira o Top 5 maiores importadores de milho norte-americano:

Desses top 5, quem vem se destacando é a China, que importou 7,2 milhões de toneladas de milho e foi a responsável por 10% das exportações dos EUA em 2020.
Acompanhe aqui no blog outros materiais sobre a cadeia do milho no Brasil e no mundo. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e tenha acesso a outros conteúdos sobre o agronegócio.
Fontes
Elaborado por Markestrat com base em dados de Visual Capitalist.
Elaborado por Markestrat com base em dados de Visual Capitalist e OECD/FAO.
Markestrat com base em USDA e NCGA Sustainability Report.
Pingback: Cadeia do milho em março e o que esperar para o mês de abril - Somos Milhoes