Mercado do etanol no Brasil e a participação do etanol de milho

Mercado do etanol no Brasil e a participação do etanol de milho

O etanol no Brasil tem se mostrado como boa alternativa ao consumidor final, mas é o ponto de vista do mercado que vamos analisar por aqui hoje: como o mercado de etanol no Brasil tem se desenvolvido e a participação do etanol de milho nesses resultados. Vamos lá?

Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo

O Brasil é o segundo maior produtor global de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos, que são responsáveis por 54,3% do etanol do mundo. Apesar de ainda importar muito etanol de milho dos EUA, o Brasil vem desenvolvendo sua produção interna a cada ano e com perspectiva de crescimento significativa para a próxima década. Para se ter uma ideia desse crescimento, conforme dados do governo brasileiro, o país confirmou recorde na produção de etanol: 35,6 bilhões de litros na safra 2019/20!

Balanço negativo entre produção e consumo de etanol na entressafra de cana

As usinas de etanol têm maior atividade industrial durante a safra de cana-de-açúcar, geralmente entre abril e novembro de cada ano. Nos outros meses, a unidade permanece praticamente parada. Entre janeiro e abril de 2019, o balanço entre produção e consumo de etanol foi negativo em 289 mil litros.

balanço comercial do etanol em 2019

Muitos profissionais e empresas têm visto o milho como uma ótima alternativa para reduzir a ociosidade da indústria nesses períodos, o que é possível com simples adequações em equipamentos, e sem necessidade de grandes investimentos.

Etanol de milho já é responsável por quase 10% da produção de etanol no Brasil

O etanol de milho é responsável por 9,3% do mercado total de etanol no Brasil e, para o ciclo 2020/21, a CONAB estima uma oferta adicional de quase 500 mil litros do biocombustível; crescimento de 15,9%. Esse crescimento do etanol de milho pode ser atribuído ao fato do milho ser uma cultura de sucessão, ou seja, acontece após o fim da safra de soja. Como falamos anteriormente, o milho dedicado à produção de etanol é majoritariamente o milho da safrinha, justamente o que é plantado nesse período de entressafra da cana-de-açúcar.

Maior produção de etanol de milho acontece na região centro-oeste

Dos quase 1,7 milhão de litros de etanol produzidos na safra 2019/20, mais de 90% foi produzido na região Centro-Oeste do Brasil, especialmente nos estados de Goiás e Mato Grosso, onde há oferta elevada de milho. Das atuais 16 usinas de etanol de milho em operação, 14 estão localizadas no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso.

produção de etanol de milho no Brasil e unidades em operação

Veja mais matérias sobre o etanol de milho e toda a cadeia produtiva do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a Nidera Sementes no Instagram e tenha acesso a outros conteúdos sobre o agronegócio.

Fontes:

Neves et al. (2021). Livro “Etanol de Milho: Cenário Atual e Perspectivas”. BALANÇO e Estimativas da CONAB de maio de 2021.

Governo Federal

Banco do Nordeste

Deixe um comentário