Milho em 2021: confira os principais números do cereal mundo afora

Milho em 2021: confira os principais números do cereal mundo afora

Muitas coisas compõem a cadeia do milho: produção, produtividade, importação, exportação, área plantada… é uma série de fatores que interferem diretamente uns nos outros e que resultam nos grandes números do cereal. No artigo de hoje, vamos falar sobre estes grandes números do milho em 2021. Vamos lá? 

Grandes números da cadeia do milho em 2021 no Brasil

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, a safra 2020/21 não foi das melhores nos quesitos produção e produtividade. Infelizmente, as condições climáticas puxaram os números para baixo.

grandes números do milho em 2021 no brasil

Grandes números da cadeia do milho no mundo em 2021

Ao olharmos de forma global, a cadeia do milho apresenta alguns números consideráveis, como a produção que ultrapassou 1 bilhão.

grandes números do milho em 2021 no mundo

Em 2021, Brasil se consolidou como 3º maior produtor de milho do mundo

Embora ainda estejamos distantes das primeiras posições ocupadas por Estados Unidos e China, respectivamente, nos consolidamos como o terceiro maior produtor de milho do mundo, com a produção chegando em 87 milhões de toneladas, praticamente 20 milhões a mais que a União Europeia, ocupante da quarta posição global em produção de milho.

top 10 produtores de milho no mundo na safra 2020/21

E também se consolidou como o 3º maior exportador de milho do mundo

Foram 27,5 milhões de toneladas de milho exportadas em 2021, o que representa 32,5% do total produzido do cereal no país. Isso consolidou o Brasil como 3º país que mais exportou milho na última safra, apesar dos danos causados pelas condições climáticas na 2ª safra de milho, que derrubaram as exportações em quase 20%, se compararmos à safra 2019/20.

top 10 exportadores de milho no mundo na safra 2020/21

China segue sendo a principal importadora de milho no mundo

Em 2021, a China foi o país que mais importou milho no mundo todo. Foram quase 30 milhões de toneladas, isso porque o país é o segundo maior produtor do cereal no mundo, ou seja, o consumo interno é gigantesco, com destaque para a suinocultura. Destaque também para México e Japão que, juntos com a China, foram responsáveis por mais de 34% das importações de milho no mundo.

top 10 importadores de milho no mundo na safra 2020/21

Quer saber mais sobre a cadeia do milho? Continue acompanhando o blog Somos Milhões para ter acesso aos dados sobre o cereal em nossos artigos. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos sobre o agronegócio.

Fontes

Markestrat com base em CONAB. * 12º levantamento da safra 20/21

Markestrat com base em USDA.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário