Oferta e demanda: confira o balanço interno do milho na safra 2021/22

Oferta e demanda: confira o balanço interno do milho na safra 2021/22

Após um ano complicado em 2021, com baixa na produtividade e, consequentemente, nos estoques, a safra 2021/22 vem trazendo esperança para os produtores de milho de todo o Brasil. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre oferta e demanda, e como esses dois fatores influenciam diretamente no estoque do nosso tão amado cereal.

Saldo entre oferta e demanda de milho deve crescer cerca de 93% na safra 2021/22

Apesar do recorde negativo nos estoques, a projeção é de crescimento – considerável – no final da safra 2021/22. Enquanto em 2021 a queda nos estoques ultrapassou 51%, representando saldo de apenas 5 milhões de toneladas, para a safra 2021/22 a expectativa é de normalização dos estoques, podendo chegar em praticamente 10 milhões de toneladas.

balanço entre oferta e demanda de milho no Brasil

Após analisarmos a tabela acima, é possível identificar nos últimos cinco ciclos um aumento da produção e da exportação, e a queda nos estoques finais. A última métrica é puxada para baixo graças aos péssimos resultados da safra anterior, o que ilustra o tamanho da quebra na oferta e produção do grão.

Redução nos estoques de milho tem relação com crescimento da demanda

Na última safra, o déficit entre o volume produzido e o demandado foi de 5,5 milhões de toneladas, ou seja, a quebra da safra por condições climáticas fez com que o total produzido não fosse suficiente para atender a toda demanda e abaixasse os estoques finais do cereal. 

oferta e demanda de milho e o estoque nos últimos 6 anos

Para a safra 2021/22, a tendência é de recuperação do saldo entre oferta e demanda de milho, mas ainda longe do recorde de 2016/17: neste ciclo, os estoques de milho chegaram próximos de 16 milhões de toneladas, enquanto para a safra atual, a expectativa é de praticamente 10 milhões de toneladas do cereal em estoque.

Estoque de milho em 2016/17 e estoque de milho em 2020/21

Em muitas regiões, já foi iniciado o plantio do milho Safrinha, que passou a ser a principal safra do cereal aqui no Brasil e que é muito utilizado na produção de biocombustível. Confira no blog a importância da segunda safra de milho para o Brasil.

evolução no cultivo de milho no Brasil

Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos sobre o agronegócio por lá também.

Fonte

Markestrat com dados de Conab. *Estimativas de Setembro de 2021.

Deixe um comentário