A safra de milho em agosto foi marcada pelos avanços da segunda safra, que tem a colheita em estágio avançado. No artigo de hoje, vamos aprofundar um pouco nestes indicadores, como a fenologia das lavouras nos principais estados produtores do cereal e um overview a nível Brasil. Vamos lá?
2ª safra de milho no Brasil: plantio finalizado e 86,4% dos campos colhidos
Como vimos anteriormente aqui no blog, a semeadura do milho segunda safra foi completamente finalizada nos campos do Brasil. Agora, o que caminha para o final é o processo de colheita, que já atingiu 86,4% dos campos, conforme dados da Conab divulgados em agosto.


Evolução fenológica das lavouras na segunda safra de milho em agosto
Sem lavouras em estádio de desenvolvimento vegetativo e floração, os campos semeados com a segunda safra de milho estão em sua grande maioria colhidos (86,4%), com 13,2% em estádio de maturação – que antecede a colheita – e apenas 0,4% em processo de enchimento de grãos. Em resumo, a safra caminha bem para o seu final.
Lembrando que os dados acima são dos estados de Goiás, Piauí, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, principais estados produtores do milho segunda safra no Brasil.


Visão geral das lavouras nos principais estados produtores do milho 2ª safra
As condições das lavouras acabam variando de um estado para outro, o que reflete em estágios diferentes da safra em cada um dos principais players produtores de milho no Brasil. Confira abaixo um overview das lavouras de milho no Brasil:
- Mato Grosso: a colheita avança para a fase final e as boas expectativas para a safra se mantêm, apesar do corte precoce das chuvas entre março e abril, especialmente na região sudeste do estado.
- Mato Grosso do Sul: o clima seco e as boas temperaturas favoreceram grande parte das lavouras do estado. Alguns produtores estão enfrentando filas de caminhões em armazéns para estoque e venda do milho.
- Goiás: a maior parte dos campos do estado já teve sua colheita finalizada, porém a produtividade foi reduzida devido ao ataque de cigarrinhas e o déficit hídrico.
- São Paulo: assim como Goiás, São Paulo também sofreu com a incidência de cigarrinha-do-milho, o que provavelmente diminuirá a produtividade do estado neste ciclo da safra.
- Brasil: realizando um overview sobre a safra brasileira, a colheita avança em ritmo satisfatório (e acima do registrado no mesmo período de 2021. Isso deve refletir em boa oferta dos grãos e reduzir os prejuízos que o clima trouxe à última safra (2020/21).
Essas foram as informações sobre a safra de milho em agosto. Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.
Fonte
Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 19/08/2022.