Safra de milho em julho: veja a evolução da 2ª safra de milho

Safra de milho em julho: veja a evolução da 2ª safra de milho

O sétimo mês do ano chegou ao final e, com isso, temos a atualização sobre a safra de milho em julho, com dados sobre o plantio e a colheita da segunda safra de milho. Acompanhe este artigo até o final para tomar as melhores decisões para a sua lavoura.

Plantio da segunda safra de milho foi finalizado em todo o Brasil

Começamos as atualizações com dois pontos: o primeiro, é sobre o término da primeira safra de milho, que já teve 100% dos campos colhidos. O segundo é que o plantio da segunda safra foi finalizado em todos os campos do Brasil. Agora, o acompanhamento que deve ser feito é do desenvolvimento dessas áreas plantadas e a colheita.

evolução do plantio na safra de milho em julho

Colheita da segunda safra de milho chega a praticamente 50%

A safra 2021/22 vai se encaminhando para o final, com os campos completamente semeados e a colheita em andamento, já atingindo 49,2% nos nove principais estados produtores do cereal.

evolução da colheita na segunda safra de milho em julho

Condições e fenologia das lavouras de milho em julho

Ao analisarmos a fenologia da segunda safra de milho, é possível notar que não existem lavouras nos estádios de desenvolvimento vegetativo e floração, ou seja, todas estão em processo de enchimento de grãos, maturação ou já foram colhidas.

Lembrando que os dados acima são dos estados de Goiás, Piauí, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Matogrosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, principais estados produtores do milho segunda safra no Brasil.

Visão geral das lavouras nos principais estados produtores do milho 2ª safra

As condições das lavouras acabam variando de um estado para outro, o que reflete em estágios diferentes da safra em cada um dos principais players produtores de milho no Brasil. Confira abaixo um overview das lavouras de milho no Brasil:

  • Mato Grosso: o clima seco tem favorecido o avanço das operações de colheita. Os rendimentos continuam elevados.
  • Mato Grosso do Sul: muitas lavouras já estão nos estádios ideais para a colheita, mas muitos produtores estão retardando a operação para não sofrerem descontos pela elevada umidade dos grãos.
  • Goiás: 40% dos campos de milho já foram colhidos no estado. Produtores estão antecipando a colheita para evitar maiores perdas devido ao ataque de cigarrinhas e ventos fortes.
  • São Paulo: o estado paulista tem a colheita em ritmo lento porque, assim como no Mato Grosso do Sul, os grãos apresentam alta umidade.
  • Paraná: a colheita avança com bons resultados de produtividade, mas com ritmo abaixo do esperado, também devido a grande umidade dos grãos.
  • Brasil: de maneira geral, a colheita do milho avança com ritmo satisfatório e resultados melhores do que no ano passado.

Estas foram as informações sobre a safra de milho em julho. Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.

Fonte

Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 17/07/2022. 

Deixe um comentário