Como de costume, mês a mês trazemos aqui no blog a evolução da safra do milho, e no artigo de hoje vamos falar sobre o que aconteceu de mais relevante na safra do milho em junho, tanto na primeira quanto na segunda safra. Vamos lá?
Progresso da colheita da safra de milho em junho – safra verão
A primeira safra de milho, também conhecida como safra de verão, está oficialmente em reta final. Em maio, tínhamos 80% dos campos colhidos, já em junho os números se aproximam de 90%. A evolução de 8,5 pontos percentuais de um mês para o outro evidencia a potência dos cinco principais estados produtores, que, em sua maioria, já tiveram a safra finalizada, com ressalva para a Bahia, estado onde o milho é cultivado em outros meses.


Condições das lavouras de milho no Brasil em junho
Enquanto o milho primeira safra está sendo colhido, o milho segunda safra – que já teve o seu processo de plantio finalizado – segue se desenvolvendo pelas lavouras do Brasil, estando em diferentes estádios, de acordo com o local da lavoura.


É possível notar que, somados, os estádios de maturação e de enchimento de grãos correspondem a mais de 90% da safra, com alguns estados produtores ainda estando em estádio de floração, e outros em processo de colheita, como Tocantins e Mato Grosso.
Os estados da tabela acima representam 91,4% da área cultivada de milho de segunda safra no Brasil.
Visão geral das lavouras nos principais estados produtores do milho de 2ª safra
O Brasil é um país de dimensões continentais, isso quer dizer que, devido ao seu tamanho, as condições climáticas variam muito de uma região para a outra e, por isso, temos diferentes momentos da safra entre os estados.
Antes de falar do top 5 estados produtores da segunda safra de milho no Brasil, vale destacar que em Minas Gerais o clima seco vem afetando as lavouras em fase de final de ciclo. Já no Tocantins, a alta umidade dos grãos está prejudicando o progresso de colheita; enquanto no Piauí existe boa expectativa com a produção, já que as lavouras se mantêm em boas condições.
- Mato Grosso: as chuvas estão impossibilitando a colheita em algumas regiões do estado, embora ela tenha iniciado mais cedo neste ciclo.
- Mato Grosso do Sul: regiões como o norte e o nordeste do estado já iniciaram a colheita. As chuvas favoreceram o enchimento dos grãos das lavouras mais tardias, deixando-as em boas condições.
- Goiás: nas regiões sul e sudeste, a colheita já se iniciou, com grãos apresentando boa qualidade, mas menor peso médio, devido à falta de chuvas na etapa de enchimento de grãos.
- São Paulo: as chuvas recentes beneficiaram os campos paulistas. No sudoeste do estado, no entanto, há forte preocupação com a incidência da cigarrinha do milho.
- Paraná: no estado paranaense, cerca de 80% das lavouras cultivadas com o milho se encontram em boas condições de desenvolvimento, seguindo para as fases finais do estágio reprodutivo.
Estas foram as informações sobre a safra de milho em junho. Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.
Fonte
Markestrat com base em Conab.
Markestrat com base em Conab. *Atualização em 13/06/2022.