Safra de milho em maio: acompanhe a evolução da 1ª e 2ª safra

Safra de milho em maio: acompanhe a evolução da 1ª e 2ª safra

Quer saber o que aconteceu de mais relevante na safra de milho em maio? No artigo de hoje trazemos as atualizações sobre a 1ª safra de milho, que está em processo de colheita, e também sobre a 2ª safra de milho, que já teve o plantio finalizado e agora passamos a acompanhar a evolução das lavouras. Vamos lá?

Progresso da colheita da safra de milho em maio – safra verão

A colheita da primeira safra de milho segue em evolução e está bastante avançada quando comparada com o mesmo período do ciclo anterior. Temos 80,1% de campos colhidos e, se comparado com o mês de abril, a evolução foi de 20,1 pontos percentuais.

progresso da colheita do milho primeira safra em maio

Progresso da colheita do milho 1ª safra nos principais estados produtores

Entre os principais estados produtores do milho primeira safra no Brasil, tivemos um forte progresso da colheita no último mês, com o estado de Minas Gerais alcançando 97% de área colhida. 82%. Os demais estados seguem em linha com o último ciclo, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Bahia é outro estado que se encontra em ritmo acelerado, com 10 pontos percentuais a mais que o ciclo de 2020/21.

progresso da colheita do milho primeira safra em maio - por principais produtores

Condições das lavouras de milho no Brasil em maio

Enquanto o milho primeira safra está sendo colhido, o milho segunda safra – que já teve seu processo de plantio finalizado – segue se desenvolvendo pelas lavouras do Brasil, estando em diferentes estádios de acordo com o local da lavoura.

A soma desses 9 estados corresponde a 91,4% da área cultivada de milho no Brasil.

Condições das lavouras de milho no Brasil

Confira a seguir as condições das lavouras em estados cruciais para a cadeia do milho brasileira:

  • Mato Grosso: a falta de chuva preocupa em áreas onde houve o atraso no plantio, enquanto as demais áreas já se encontram em fase de maturação.
  • Mato Grosso do Sul: as lavouras da região centro-norte encontram-se em restrição hídrica, enquanto nas demais áreas do estado o desenvolvimento das plantas está excelente.
  • Goiás: a diminuição da precipitação vem provocando perdas na produção em muitas regiões do estão. Áreas que já iniciaram o processo de pendoamento são as mais comprometidas
  • Minas Gerais: lavouras que foram semeadas no período ideal devem alcançar a produtividade desejada, enquanto que as semeadas com atraso enfrentam déficit hídrico, que pode impactar no potencial produtivo.
  • São Paulo: a redução do nível hídrico no estado segue preocupando os produtores, que aguardam as chuvas nesse período essencial para o desenvolvimento dos grãos
  • Brasil: Paraná tem 90% das lavouras com condições consideradas boas. Na região do Maranhão, Piauí e Tocantins, as lavouras que foram cultivadas na janela ideal estão com bom desenvolvimento.

Estas foram as informações sobre a safra de milho em maio. Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.

Fonte

Equipe da Markestrat com base em Relatório da CONAB.

Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 16/05/2022.

Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 15/05/2022.

Deixe um comentário