Safra de milho em março: veja os progressos de plantio e colheita do cereal

Safra de milho em março: veja os progressos de plantio e colheita do cereal

Mês a mês, acompanhamos os avanços da safra de milho no Brasil, tanto da primeira safra, quanto da segunda safra. No artigo de hoje, vamos falar sobre a safra de milho em março e o seu progresso de plantio e colheita. Vamos lá?

Progresso da colheita do milho 1ª safra em março

A colheita do milho primeira safra tem apresentado boa evolução. Até o dia 12 de março, 33,7% dos campos brasileiros já haviam sido colhidos, um leve avanço de quase 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na evolução mensal, tivemos um avanço de 16,2 pontos percentuais. Há um mês, 17,5% das áreas totais do país estavam colhidas.

progresso da colheita do milho primeira safra em área colhida

Progresso da colheita do milho 1ª safra nos principais estados produtores

Entre os 5 principais produtores do milho 1ª safra, o estado de Santa Catarina é o que apresenta progresso mais avançado, com 84% dos campos colhidos, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul, ambos com 64% da colheita realizada. Mais atrás, com atrasos frente aos números da safra anterior, temos Minas Gerais e Bahia, com 12% e 8% respectivamente.

progresso da colheita do milho primeira safra por estado

Progresso do plantio do milho 2ª safra em março

O plantio da segunda safra de milho tem superado as expectativas, com quase 16 pontos percentuais de avanço, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Até o dia 12 de março, mais de 87% dos campos brasileiros já haviam sido semeados. Se compararmos com a última análise mensal, a evolução foi de 52%!

progresso do plantio do milho segunda safra em área plantada

Progresso do plantio do milho 2ª safra nos principais estados produtores

Principal produtor do milho 2ª safra, o Mato Grosso já possui 71% dos seus campos plantados, mais que o dobro do que tinha na mesma data de 2021. Os outros grandes estados produtores também seguem com ritmo mais acelerado neste ciclo: Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná apresentam progresso em mais do que o dobro do que tínhamos há um ano, com destaque para o estado do Paraná, com 22 pontos percentuais de avanço.

progresso do plantio do milho segunda safra por estado

Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal, aqui no blog Somos Milhões. Conheça a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.

Fonte

Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 14/03/2022.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário