Safra de milho em setembro: 2ª safra de milho praticamente finalizada

Safra de milho em setembro: 2ª safra de milho praticamente finalizada

A safra de milho em setembro foi marcada pelo, praticamente, fim da colheita da segunda safra de milho no Brasil. No artigo de hoje, vamos trazer as informações divulgadas no último relatório da safra 2021/22, com a fenologia das lavouras e um overview pelos principais estados produtores.

2ª safra de milho no Brasil: 98,5% dos campos colhidos

Como falamos, a colheita da segunda safra de milho praticamente chegou ao final, com 98,5% dos campos colhidos nos principais estados produtores que, juntos, correspondem a 91,4% da produção nacional. 

O relatório divulgado pela Conab em 15 de setembro apontava que apenas 1,5% dos campos ainda estavam em estádio de maturação, nos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, o que já deve ter sido finalizado na publicação deste artigo.

Visão geral das lavouras nos principais estados produtores do milho 2ª safra

Alguns dos estados produtores do milho 2ª safra sofreram com as condições climáticas, outros com pragas, mas eles têm um ponto em comum: o aumento da produtividade. Confira abaixo o overview das lavouras de milho no Brasil:

  • Mato Grosso: a colheita já foi finalizada no estado, que encerrou o ciclo com produtividade 12,7% superior em relação à temporada anterior.
  • Mato Grosso do Sul: as chuvas em grande parte do estado atrasaram a colheita no início do mês de setembro, mas sem prejuízos. A colheita no estado está em reta final e a expectativa é que a produtividade seja 86% superior.
  • Goiás: colheita concluída, mas com variações na produtividade em todo o estado por conta do estresse hídrico e ataque de cigarrinhas.
  • São Paulo: o estado também sofreu com a presença das cigarrinhas ao longo do ciclo e com estiagem severa. Apesar disso, a produtividade foi 66,8% superior à safra passada.
  • Paraná: o estado vem sofrendo com variações climáticas e a presença da cigarrinha-do-milho. Como ainda não foi finalizada a colheita, ainda não temos os números finais de produtividade.
  • Distrito Federal:  a colheita no estado chegou ao fim. Com o aumento da área cultivada, a produtividade média foi de 4,62 toneladas por hectare.

Estas foram as informações sobre a safra de milho em setembro. Continue acompanhando os avanços da safra de milho no Brasil e tenha mais informações sobre toda a cadeia do cereal aqui no blog Somos Milhões. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e acompanhe outros conteúdos da marca especialista em sementes.

Fonte

Markestrat com base em CONAB. *Atualização em 15/09/2022. 

Deixe um comentário