Redução do desmatamento: entenda o papel do milho segunda safra

Redução do desmatamento: entenda o papel do milho segunda safra

Uma grande preocupação quando falamos sobre o avanço de alguma cultura, é o quanto isso impactará o meio ambiente, por exemplo, com a abertura de novas áreas para plantio. Com a cadeia do milho não é diferente e no artigo de hoje vamos falar sobre como o milho segunda safra tem contribuído positivamente para a redução do desmatamento. Vamos lá?

Milho segunda safra é uma cultura de sucessão

As áreas cultivadas com o milho 2ª safra cresceram mais de cinco vezes nos últimos 20 anos, consolidando o milho como uma cultura em sucessão com a soja.

evolução no cultivo de milho no Brasil

Isso representa +12 milhões de hectares no cultivo em sucessão entre as safras 2000/01 e 2020/21, o que possibilita a manutenção de áreas protegidas, uma vez que o aumento na produção do grão não está relacionado à abertura de novas áreas. O cultivo de sucessão de soja e milho é um exemplo claro de sistema de produção sustentável no Brasil.

Cultura de sucessão reduz o desmatamento e abertura de novas áreas

Como vimos anteriormente, o milho segunda safra segue em pleno desenvolvimento no Brasil e já representa 75% da produção total. Dessa forma, o milho ocupa basicamente a mesma área utilizada para a produção de soja e outras culturas na safra de verão. 

evolução do milho segunda safra

Evolução da área, produção e produtividade do milho 2ª safra no Brasil

A não abertura de novas áreas para o crescimento da cultura do milho contribui, mesmo que indiretamente, com a redução do desmatamento. Nos últimos 30 anos, a produtividade do milho 2ª safra cresceu mais de 200% no Brasil. 

evolução da área plantada e produtividade do milho segunda safra no brasil

Ainda que o crescimento de área plantada também tenha crescido, isso não significa necessariamente que novas áreas foram abertas, uma vez que o milho segunda safra é plantado em sucessão à soja. Então, mais produtores de soja passaram a plantar milho na janela entre safras e tornar sua terra ainda mais produtiva.

Acompanhe no blog Somos Milhões outros conteúdos sobre a cadeia do milho no Brasil e no mundo. Siga a página da Nidera Sementes no Instagram e tenha acesso a mais informações sobre a marca especialista em sementes.

Fonte

Análises da Markestrat com base em CONAB.

Deixe um comentário